Novidades
Home / Dicas importantes / Tipos de tecidos

Tipos de tecidos

Para que você faça uma escolha certa quando deseja confeccionar qualquer peça, vale a pena conhecer os tipos de tecidos e as suas principais características que poderão lhe ajudar no momento da compra adequada para o que você procura.

Além disso, antes de escolher os tipos de tecidos, você precisa saber para o que ele será usado, isto é, se ele é para uma roupa, almofada, uma cortina, um estofado, entre outra peça, pois cada tipo de tecido será preciso também ser usado uma determinada linha, tesoura, agulha, entre outros itens.

Dessa forma, independentemente de qual é o seu projeto em que é necessário o uso de tecido, você sempre deve procurar por informações sobre cada um deles, pois assim você terá um melhor rumo da escolha e um auxílio na realização do seu trabalho.

Saiba mais sobre os tipos de tecidos

Se você irá realizar algum projeto em que é preciso o conhecimento dos tipos de tecidos, é interessante que você confira abaixo os principais tipos de uma forma detalhada quanto a sua produção e das fibras que são usadas. Sendo assim, fique por dentro e confira abaixo os principais tecidos do mercado.

Os tecidos em fibras naturais são normalmente confeccionados com matérias-primas que estão na natureza e, por isso, apresentam um valor agregado bem mais alto que outros tecidos, porém necessitam de maiores cuidados.

Geralmente, os tecidos em fibras naturais não absorvem muito calor, são mais frescos, e principalmente nunca podem ser mergulhados na água, sendo necessário então a lavagem à seco.

Já no caso dos tecidos em fibras sintéticas, eles já são aqueles tecidos em que as fibras são confeccionadas com produtos químicos, como o poliéster. Assim, eles possuem maior durabilidade e com facilidade ao serem lavados, porém, são bem menos sofisticados que as fibras naturais. Sendo assim, fique por dentro, e confira abaixo os principais tecidos do mercado.

  1. O tecido de algodão é conhecido como aquelas fibras mais brancas, sendo uma das mais utilizadas para a confecção de inúmeras e diferenciadas peças, pois é uma composição da maioria dos tecidos, como o tricoline, por exemplo.

  2. O tecido como forros são usados geralmente embaixo do tecido principal, o que ajuda no acabamento e garante maior volume as peças, além de serem bastante confortáveis. Normalmente, os tecidos mais utilizados como forro são os de cetim, o tafetá, o shantung, o crepe, entre outros.

  3. A lã é um tecido bastante utilizado, sendo de fibra natural que é normalmente derivado de carneiros e ovelhas para a confecção principalmente de casacos de inverno por ser um isolante térmico.

Além disso, ele é um tecido que não aquece muito sob o sol, o que faz com que a temperatura corporal seja mantida em relação aos tecidos sintéticos, não amassando muito e sendo bastante confortáveis.

  1. As malhas são conhecidas como os tecidos mais antigos do mundo, onde são confeccionados com o entrelaçamento dos fios em que cada laçada se forma passando dentro da anterior sem que exista um ponto fixo de ligação entre elas.

No caso das malhas, ela é um tecido bastante maleável, que estica muito e não amassa, além de serem extremamente versáteis permitindo diversos usos.

  1. Já o tecido poá é possível de ser encontrado em inúmeras versões, fazendo o maior sucesso devido as estampas clássicas e atemporais. Além disso, o tecido poá pode ser encontrado em tecidos de algodão e em diferentes tecidos sintéticos.

  2. Os tecidos estampados são atualmente os mais usados, em que as estampas são produzidas de diferentes métodos e técnicas. Geralmente, os tecidos estampados podem ser encontrados em algodão, musseline, devore, crepe e chiffon, podendo ser usado em quase todas as peças.

  3. O tecido tricoline é conhecido como um tecido de construção em tela, normalmente confeccionados com fios finos de algodão penteado e mercerizado, o que torna ele fácil de ser cuidado e amassa muito pouco.

Além disso, esse é um tecido feito totalmente de algodão com elastano, possuindo um excelente caimento quando usado, além de garantir conforto térmico.

  1. A viscose é conhecida como a primeira fibra têxtil artificial, sendo confeccionado a partir do elemento linter da semente de algodão, e por isso, é um elemento natural. Esse é um tecido com fibra artificial que geralmente dão origem à tecidos estampados e lisos, sendo bastante frescos e leves.

  2. O xadrez é um tecido bastante utilizado em peças de roupas mais casuais, onde as estampas são normalmente clássicas e que nunca saem de moda. Em relação a sua composição, o xadrez pode estar presente principalmente em tecidos de algodão.

Além desses tecidos, ainda podem ser encontrados outros diversos tipos de tecidos que podem ser utilizados para em inúmeras peças. Se você está à procura de tecidos pesquise na Avimor tecidos, a qual possui uma imensa variedade e de excelente qualidade. Confira o site: https://www.avimortecidos.com.br/

Sobre Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *