Novidades
Home / Corte e costura / Tecido patchwork

Tecido patchwork

O tecido patchwork tem como tradução o trabalho com retalhos, sendo uma técnica utilizada capaz de unir tecidos de diversos formatos. O patchwork superior ou também chamado de topo do trabalho é normalmente acolchoado e o fundo é preso com uma técnica conhecida como quilt ou acolchoamento.

O tecido patchwork geralmente garante mais colorido ao espaço e um clima bastante aconchegante, além disso, a decoração dos ambientes com esse tecido pode ter um melhor custo benefício. Assim, o que vale é a sua criatividade e bom gosto na hora da escolha.

Dessa forma, o tecido patchwork é o melhor tipo de tecido para ser usado na junção de tecidos de diversas texturas, cores e formas quando são costurados juntamente, criando diversos desenhos geométricos e lindos mosaicos.

Saiba mais sobre o TECIDO PATCHWORK

No momento de comprar o tecido patchwork é importante que você opte pelo de algodão, analisando sempre a trama do tecido. Além disso, é interessante verificar se o tecido solta ou não tinta e analisar o encolhimento do mesmo para que o seu trabalho final não seja comprometido.

No caso de sugestões de decoração com tecido patchwork você tem uma gama de opções de trabalho, onde pode produzir pufes, cabeceiras de camas, almofadas, colchas de cama, tapetes, cortinas, mantas e até mesmo ser usado em decorações de festas.

Em relação as cores do tecido patchwork elas são normalmente bastante alegres e deixam qualquer ambiente descolado e lindo, podendo ser usado desde a mesa até a cobertura de móveis e painéis.

Nas casas, os tecidos patchworks normalmente vão bem mais além de serem usados em pufes, poltronas e enfeites de quarto, pois a tendência desse tipo de tecido vem ganhando muito espaço e atualmente já se pode encontrar diversos produtos que são inspirados na técnica, onde entre eles pode-se encontrar o uso do tecido como adesivos para azulejos e papeis de parede.

Aqueles que não possuem muita ideia ou não possuem muito tempo, podem usar o tecido patchwork revestindo uma parede de uma forma acolhedora e moderna, renovando totalmente os ambientes.

Além disso, o manuseio com o tecido patchwork é uma boa forma de passar o tempo, podendo ser até mesmo um hobby capaz de estimular muita criatividade, imaginação e ainda garantir facilidade na hora de transformar os ambientes da sua casa.

No caso da decoração com tecido patchwork na parede, para que não haja erro, procure combinar o tecido com o restante da decoração do ambiente, ou seja, use tons que sejam mais parecidos. Mas, caso haja outras estampas no ambiente, procure garantir harmonia para não tornar o espaço sobrecarregado visualmente.

O mais correto é realizar a aplicação do tecido patchwork em paredes mais específicas, pois assim é possível chamar a atenção em certo ponto do ambiente. A dica é usá-lo no hall de entrada, em quartos, salas e outros ambientes que sejam mais secos.

No caso de ambientes úmidos, como lavanderia, cozinha e banheiro, o recomendado é que se evite em usar tecidos patchwork devido ao contato com a água que pode acabar estragando o tecido com o passar do tempo.

Mas, quando se usa tecido patchwork em paredes você pode usar a vontade da sua criatividade, realizando um mix de estampas bastante interessantes e que serão impossíveis de passarem despercebidas.

Como são realizados os artesanatos com o TECIDO PATCHWORK?

Para a realização de artesanatos com tecido patchwork você deve utilizar três camadas sobrepostas, ou seja, o tampo, o enchimento e o forro. No caso do tampo, o tecido é normalmente costurado entre si.

Já no caso do enchimento ele é usado para garantir o volume e, por fim, o forro é o tecido usado como acabamento final. Sendo assim, pode-se dizer que o tecido patchwork pode ser usado como uma técnica que une camadas, sendo facilmente de ser manuseado.

Além disso, ao invés de utilizar o tecido patchwork para decorar a sua casa, você pode usar o tecido para investir profissionalmente em alguns trabalhos manuais com patchwork, o qual vem sendo uma tendência cada vez mais forte.

Portanto, o tecido patchwork pode ser um grande investimento tanto para você realizar lindas decorações na sua casa como profissionalmente quando usados na fabricação de artesanato.

E para garantir o melhor tecido patchwork vale a pena você conferir o site da Avimor tecidos, a qual apresenta tecidos de alta qualidade. Confira: https://www.avimortecidos.com.br/

Sobre Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *